Lixo Acabando com o Meio Ambiente





















Para onde será que vai nossos lixos? 
Lixo produzido pelos seres humanos está ameaçando o meio ambiente, os oceanos, os animais e, até mesmo, o turismo mundial. É o que afirmou recentemente o Ocean Conservancy, um grupo de ativistas baseado nos E.U.A. O Ocean Conservancy fundamentou seu estudo no trabalho desenvolvido em 104 países por cerca de 400 mil voluntários. Durante apenas um dia, no mês de setembro de 2008. Foram recolhidas cerca de 3,2 milhões de toneladas de lixo – o equivalente ao peso de 18 baleias azuis - em oceanos, lagos, lagoas e rios de diferentes regiões do planeta. Entre os mais de 11,4 milhões de itens encontrados estavam pontas de cigarro, sacolas plásticas, pedaços de redes de pesca, preservativos e fraldas descartáveis.

















O resultado do esforço produziu um documento que foi batizado de “fotografia do lixo marinho”. Segundo Vikki Spruill, presidente e C.E.O. do Ocean Conservancy: “ os oceanos estão contaminados pelo lixo produzido pelos seres humanos”. Spruill está convencido de que “a humanidade não pode continuar despejando tanto lixo nos oceanos". O Ocean Conservancy alertou que uma onda de lixo marinho pode atingir a Terra e se transformar no grande problema da humanidade no século XXI. “Todos os dias aumenta o número de espécies marinhas que são vítimas deste lixo”, afirmou Spruill. Segundo ele: “o lixo marinho vem contribuindo para o desequilíbrio do meio ambiente, poluindo as praias e prejudicando a indústria turística”.
















De acordo com o grupo de ativistas, só mesmo uma radical mudança de hábito, incentivada pela aplicação de políticas voltadas para a preservação do meio ambiente, pode reverter o quadro atual. “O engajamento dos governos é fundamental para que os oceanos não sejam transformados no maior ‘lixão’ do planeta”. Declarou o presidente do Ocean Conservancy. Milhares de espécies marinhas, entre elas golfinhos, baleias e tartarugas, são vítimas diárias do lixo despejado nos oceanos e praias da Terra. São inúmeros os casos registrados de tartarugas mortas por se engasgar com pedaços de plástico, e de golfinhos que morreram depois de se enrolarem em pedaços de redes de pesca abandonadas pelos pescadores. Sem falar nos pássaros envenenados pela ingestão do lixo deixado nas praias. Para se ter uma idéia das dimensões do perigo que o lixo representa para as espécies marinhas, em apenas um dia, em setembro de 2008, os voluntários do Ocean Conservancy encontraram 443 animais envenenados, ou aprisionados pelo lixo marinho. Destes, apenas 268 foram salvos.















A conclusão do estudo conduzido pelo Ocean Conservancy é que somente a conscientização da humanidade pode salvar o planeta de uma catástrofe de dimensões inéditas. Portanto, a implementação de políticas baseadas nos conceitos de reduzir, reaproveitar e reciclar é fundamental. Afinal de contas, o lixo ainda não está caindo do céu. Pelo menos por enquanto. Este ano, o International Coastal Cleanup será realizado em volta do mundo no dia 19 de setembro.
 Abraço e boas ondas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUEM A VONTADE PARA COMENTAR OU CRITICAR...

FOTOS SURF & ARTE

LOBEKA SURF SHOW PART 2

LOBEKA SURF SHOW- O MAIS NOVO VÍDEO DO KABELO

SCHOOL O PRIMEIRO VÍDEO DO KABELO

^