GRIPE INFLUENZA A/H1N1


















Será que passou o medo do vírus?
A circulação e infecção de seres humanos pelo vírus da influenza A (H1N1), na grande maioria dos casos, apresenta sintomas leves, de forma semelhante ao que ocorre com a gripe sazonal. Mas agilidade na notificação, investigação, diagnóstico laboratorial e tratamento dos casos dos grupos de risco não deixe para desenvolver formas graves.
A síndrome gripal é definida como doença aguda, apresentando febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, na ausência de outros diagnósticos.
A doença respiratória aguda grave (DRAG) se caracteriza pela presença de febre superior a 38ºC, tosse e dispnéia (dificuldade para respirar), acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais (vômitos e diarréia).

 Fatores de risco para as complicações:


- Idade: inferior a 02 ou superior a 60 anos de idade;

-Imunodepressão: câncer, aids ou em uso regular de medicação imunossupressora;

-Condições crônicas: por exemplo, hemoglobinopatias, diabetes mellitus; cardiopatias, pneumopatias, doenças renais crônicas, doenças neurológicas, entre outras.

-Gestação;

-A complicação mais freqüente é a pneumonia.
















André Marques apresentador global pegou a gripe

A transmissão direta do vírus influenza ocorre por meio de secreções respiratórias eliminadas pela tosse ou espirro de pessoas infectadas. A transmissão indireta ocorre pelo contato com objetos contaminados com estas secreções.
Os adultos e as crianças acima de 13 anos de idade com gripe A H1N1 podem transmitir a doença desde um dia antes de apresentar os primeiros sintomas e até 7 dias depois de adoecer (crianças menores de 13 anos até 14 dias).


A Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com o Ministério da Saúde, recomenda à população que:

-Lave as mãos com freqüência com água e sabão em casa, na escola, no trabalho;

-Procure não tocar superfícies que podem estar contaminadas (por exemplo, em lugares públicos), se o fizer lave as mãos;

-Alimente-se regularmente e prefira alimentos saudáveis, beba muito líquido, faça exercícios físicos, controle seu stress e tenha um sono reparador.Estes hábitos ajudam a manter sua saúde;

-Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar, jogue o lenço no lixo e lave as mãos;

-Mantenha os ambientes arejados, inclusive no transporte urbano;

-Evite aglomerações;

-Evite contato próximo com pessoas doentes;

-Permaneça em casa por 7 dias, não vá ao trabalho ou a escola, se apresentar sintomas gripais;

-Procure serviço de saúde para avaliação e não use medicamentos sem orientação médica.


No momento, não existe vacina para proteger contra a gripe A H1N1, mas se você seguir as recomendações acima colaborará para evitar e prevenir o avanço da doença.
















Preto: Mortes e infecções confirmadas

Vermelho: Infecções confirmadas


Gripe A/H1N1: OMS garante que vírus não está mais perigoso

É uma garantia da directora da Organização Mundial de Saúde: o vírus da Gripe A/H1N1 não está mais perigoso, tal como se temia. Durante a abertura da reunião anual da OMS, para a região do Pacífico Ocidental, em Hong Kong, Margaret Chan disse que o vírus H1N1 não evoluiu para uma forma mais grave, embora se saiba que o vírus pode sofrer mutações a qualquer momento. No entanto, segundo aquela responsável da OMS, não há razões para alarme, numa altura em que o desenvolvimento das vacinas segue o seu curso normal. A Gripe A matou mais de 3 400 pessoas em todo o mundo, a maioria no norte e sul da América.

Se cuide..
Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUEM A VONTADE PARA COMENTAR OU CRITICAR...

FOTOS SURF & ARTE

LOBEKA SURF SHOW PART 2

LOBEKA SURF SHOW- O MAIS NOVO VÍDEO DO KABELO

SCHOOL O PRIMEIRO VÍDEO DO KABELO

^