LUZ VERDE PARA O RED NOSE TOW IN 2009 – MARESIAS – SP















AS MAIORES ONDAS DO ANO ESTÁ A CAMINHO DO LITORAL BRASILEIRO

CONFIRMADO! O principal evento nacional de tow in deve ocorrer entre os dias 1º e 2 de outubro. Após a visualização dos primeiros sinais de que a bomba prevista para esta semana (segundo swell do outono) seria realmente grande, acompanhamos de perto a evolução nas leituras e concluímos que as condições mínimas de tamanho para a realização da prova, 3 metros ou mais, parecem garantidas.
 O Red Nose Tow In Championship International distribui R$ 100 mil em prêmios, uma das maiores premiações já oferecidas em um campeonato da modalidade no mundo, sendo que cada dupla que comparecer recebe R$ 1 mil de bonificação, com exceção da três primeiras, que recebem premiação pelos resultados
















As indicações de potência estão próximas de se estabilizar, e mostram números equivalentes ou melhores que as maiores bombas do ano.
O momento de altíssima intensidade, com aproximadamente 18 a 24h de duração, parece ocorrer entre a tarde de quinta e a manhã de sexta, mas pode atrasar um pouco.
Pela longitude que o ciclone se desenvolve, a tendência é de que as ondas subam de sul / sudeste (aprox. 170 a 165º) e ganhem mais influência de sudeste ao longo da 6ª. Tecnicamente, a influência de sudeste tende a aumentar a proporção de esquerdas, mas se ela for excessiva, Maresias começa a perder tamanho de forma mais significativa. Por esse motivo, a recomendação é iniciar a competição no primeiro momento do ápice, e torcer para que ele não ocorra de fato durante a madrugada.
A enchida matinal da maré, na quinta-feira, deve facilitar a entrada do swell e possibilitar uma tarde já intensa com a maré secando até o comecinho da noite.















Há grande chance de vento leste (terral) durante boa parte do ápice, ainda que o sudeste possa soprar durante um tempo na quinta-feira, primeiro possível dia do evento.
Em relação ao tempo, a tendência é que as condições gerais comecem a melhorar gradativamente após a passagem da frente fria que encosta na terça, e por enquanto a indicação para os dias 1 e 2 é de tempo parcialmente nublado com possíveis aberturas de sol e aumento de temperatura

O tamanho das ondas
Deveremos ter ao menos 3 metros (triple overhead) na série em Maresias. Esta é uma estimativa conservadora e leva em consideração uma “gordura” para eventual perda de potência até o ápice, pois na verdade há potencial para ondas chegando ou passando um pouco de 4m (4x overhead). Neste momento o mais provável é recebermos estas bombas na tarde de quinta, mas estamos de alerta para a tendência de atraso no ápice, que pode ocorrer durante a madrugada ou até mesmo na manhã de sexta.
















O swell escolhido para este ano parece apresentar melhores condições e no mínimo tamanho parecido com a edição de 2008, tendo como principais diferenças uma ondulação com mais influência de sudeste e a expectativa de terral, ainda que somente em parte do evento. O tempo também deve estar melhor, havendo boas chances do céu começar a limpar a partir da quinta à tarde.
Poderíamos aguardar outro swell de grande porte, de sul puro, mas a combinação de fatores parece suficiente – ainda que não seja 100%, e desperdiçar poderia custar caro. Ainda aguardamos mais dois ou três grandes swells até o fim de novembro, mas a evolução do El Niño pode alterar o padrão neste ano. Entre o risco de não termos outra bomba, e o de presenciar uma segunda maior ainda, a organização optou pelo segundo.



Em relação ao FDS, tudo indica que ainda teremos surf com a sequência deste swell, e dá pra contar com pelo menos 1,5m no início do sábado.
















Red Nose Tow In Championship 2009

Primeira fase

1 Grant Twiggy Baker / Renato Phebo (Afr/Bra), Rodrigo Koxa / Eric Miyakawa (Bra), Luis Roberto Formiga / Denis Moreira (Bra) e Jacaré / Fabiano Tissot (Bra)


2 Garrett Mcnamara / Keali’i Mamala (Haw), Daniks Fisher / Lucinei Malas (Bra), Paulo Moura / Wilson Nora (Bra) e Phil Rajzman / Ylan Blank (Bra)


3 Rodrigo Resende / Danilo Couto (Bra), Sergio Pudi / Flavio Boca (Bra), Jorge Pacelli / João Capilé (Bra) e Xan Lindenbojm / André Nastas (Bra)


4 Everaldo Pato / Yuri Soledade (Bra), Eduardo Guimarães / Xepa (Bra), Alemão de Maresias / Flávio Caixa D'Água (Bra) e Bruno Santos / Marcelo Trekinho (Bra)

5 Everaldo Pato / Yuri Soledade (Bra), Adriano "Tiga" de Oliveira / Carlos Bahia (Bra), Sylvio Mancusi / Haroldo Ambrósio (Bra) e Ivan Bertazzo / David Ribeiro (Bra)



ALTAS ONDASS
BOA SORTE GALERA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUEM A VONTADE PARA COMENTAR OU CRITICAR...

FOTOS SURF & ARTE

LOBEKA SURF SHOW PART 2

LOBEKA SURF SHOW- O MAIS NOVO VÍDEO DO KABELO

SCHOOL O PRIMEIRO VÍDEO DO KABELO

^